Senior
  • Cuidar de Quem Cuida
    Cansaço, dificuldades de concentração, alterações repentinas de humor, solidão e angústia podem ser algumas das sensações descritas por quem, no seu contexto pessoal, cuida de terceiros. São os chamados Cuidadores Informais (CI): pessoas que, fora do âmbito profissional, cuidam de outras, em caso de fragilidade, dependência ou doença prolongada (crónica).
  • A dieta e a Doença de Alzheimer
    Um estilo de vida saudável traz consigo inúmeros benefícios, nomeadamente no que diz respeito à gestão e controlo de algumas doenças crónicas, como por exemplo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças osteoarticulares e perturbações da saúde mental.
  • O que é a Doença de Alzheimer e como se manifesta?
    A Doença de Alzheimer é, atualmente, a forma mais comum de demência e caracteriza-se pela perda gradual e irreversível de determinadas funções cerebrais, nomeadamente memória, atenção e linguagem, entre outras.
  • O que é um Enfarte?
    Enfarte, enfarte do miocárdio e ataque cardíaco são três designações comuns que significam o mesmo e representam uma das principais causas de morte em Portugal. Sabia que pode contribuir para mudar esta realidade?
  • O que é a hipertensão de bata branca?
    Os valores da pressão arterial, vulgarmente chamada de “tensão arterial”, podem, em alguns casos, ser mais elevados quando medidos no consultório ou na farmácia devido à ansiedade desencadeada pela presença do profissional de saúde que vai fazer a medição, e que, habitualmente, usa bata branca, daí o nome: Hipertensão de bata branca.
  • Doentes polimedicados e gripe. O essencial!
    A gripe chega sem aviso e pode afetar qualquer pessoa, inclusive doentes polimedicados. Descubra a melhor forma de gerir esta situação.
  • Tem mais de 60 anos? Conhece os sinais da artrose?
    A artrose afeta 90% das pessoas com mais de 60 anos. No entanto, não deve impedir que desfrute da vida em pleno. Conheça os aliados do seu bem-estar.
  • Cuidar-se bem na idade maior
  • Pessoas acamadas – cuidar para o conforto e bem-estar
    Há situações de saúde que levam à necessidade de passar períodos prolongados na cama. Mas com cuidados simples é possível promover o bem-estar, ultrapassando o desconforto e fragilidade do corpo.